segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Meu amigo o ARROZ, soltinho e branquinho, esse eu gosto.



O ARROZ o prato mais fácil e ao mesmo tempo tão difícil de se preparar, me digam quem nunca errou em fazer arroz? Ou sai mole demais, duro, sem sal, sal demais, enfim cada um com a sua experiência. 
Mas o que acho realmente interessante é o paladar das pessoas, eu gosto de bem cozido puxado no alho, meu marido salgadinho no alho e com o fundo bem queimadinho, meus filhos gostam de soltinho que nem dos restaurantes.
Antes de alguma receita vamos para algumas informações importantes sobre o arroz.

Um dos alimentos mais consumidos no mundo;
O arroz é um cereal de cor amarelada, envolto numa casca da mesma cor.;
O arroz branco (foto acima) é resultado do processo de parboilização, eu particularmente não gosto;
É rico em carboidrato, logo vamos tomar sempre cuidado.

Ele é um grande amigo da cozinha, vai bem com tudo e todos, combina com um simples ovo estalado e até com carnes, peixes, frango, vegetais e legumes diversos.

Por ser versátil pode se transformar em rocambole, nhoque, bolinho, suflê, risotos, sopas, cremes, torta e até em deliciosos doces, bem sou suspeita eu adoroooooo.

Vamos começar com o básico, arroz branco.

Pra começar: Fogo sempre baixo, para 02 xícaras de arroz lavado e seco vamos colocar 04 xícaras de água quente, 02 dentes de alho e 1/2 cebola picada, vai à gosto, ou até mesmo coloque apenas o que gosta, sal e um fio de óleo ou azeite. Já vi colocarem manteiga, mas confesso que todos os dias não é legal, é melhor usar no risoto para dar cremosidade.
Refogue o alho e cebola, acrescente o arroz, frite bem, coloque água e por último o sal, prove. Deixe a panela destampada quando começar a ferver tampe, espere mais ou menos 10 min, prove novamente o sal e o grão. Tem quem goste de dar uma mexida geral na panela ou com uma colher abra o arroz no centro da panela se estiver sequinho desligue e pronto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário